Ensino / Aprendizagem
A análise da qualidade do ensino e aprendizagem no IPB é efetuada segundo uma abordagem bottom-up, isto é, desde o nível micro de avaliação – cada unidade curricular (UC) dos ciclos de estudos (CE), progressivamente avançando até ao nível macro, de topo - a avaliação da oferta e eficácia formativa do IPB.
O envolvimento e a participação da comunidade académica e demais partes interessadas faz-se pela via da auscultação direta (inquéritos pedagógicos e de satisfação) ou pela integração informal, formal ou regulamentar em grupos de trabalho específicos.
INSTRUMENTOS DA QUALIDADE |
INDICADORES DE PERFORMANCE |
INPUTS |
OUTPUTS |
- Inquérito ao novo estudante;
- Dossier de Unidade Curricular;
- Inquérito pedagógico à Unidade Curricular (estudante/docente);
- Inquérito ao trabalho final de Mestrado;
- Inquérito anual aos recém-graduados do Ciclo de Estudos;
- Inquéritos de empregabilidade.
|
- Relatório síntese sobre o Inquérito ao Novo Estudante;
- Relatório síntese sobre os Inquéritos Pedagógicos às Unidades Curriculares;
- Relatório de Unidade Curricular;
- Relatório síntese sobre o Inquérito ao trabalho final de Mestrado;
- Relatório síntese sobre o Inquérito anual aos recém-graduados do Ciclo de Estudos;
- Relatório de Ciclo de Estudos;
- Relatório de auditoria pedagógica à Unidade Curricular;
- Relatório de oferta e eficácia formativa de Unidade Orgânica;
- Relatório de oferta e eficácia formativa do IPB;
- Observatório de empregabilidade;
- Relatório anual de Monitorização de Ações de Melhoria de Ensino/Aprendizagem;
- Relatório anual Boas Práticas de Ensino/Aprendizagem a divulgar pela Comunidade Académica.
|
- N.º alunos inscritos;
- N.º de novos alunos;
- N.º de diplomados;
- Taxa de abandono;
- Survival Rate;
- N.º e Taxa de estudantes internacionais;
- Time to degree;
- Grau de empregabilidade;
- Taxa de estudantes beneficiários de bolsa social;
- Total de apoio social atribuído e representação da dotação do Orçamento de Estado;
- N.º de Auditorias Pedagógicas às Unidades Curriculares;
- N.º de ações de melhoria Ensino/Aprendizagem implementadas.
|