Ensino / Aprendizagem

A análise da qualidade do ensino e aprendizagem no IPB é efetuada segundo uma abordagem bottom-up, isto é, desde o nível micro de avaliação – cada unidade curricular (UC) dos ciclos de estudos (CE), progressivamente avançando até ao nível macro, de topo - a avaliação da oferta e eficácia formativa do IPB.

O envolvimento e a participação da comunidade académica e demais partes interessadas faz-se pela via da auscultação direta (inquéritos pedagógicos e de satisfação) ou pela integração informal, formal ou regulamentar em grupos de trabalho específicos.

INSTRUMENTOS DA QUALIDADE INDICADORES DE PERFORMANCE
INPUTS OUTPUTS
  • Inquérito ao novo estudante;
  • Dossier de Unidade Curricular;
  • Inquérito pedagógico à Unidade Curricular (estudante/docente);
  • Inquérito ao trabalho final de Mestrado;
  • Inquérito anual aos recém-graduados do Ciclo de Estudos;
  • Inquéritos de empregabilidade.
  • Relatório síntese sobre o Inquérito ao Novo Estudante;
  • Relatório síntese sobre os Inquéritos Pedagógicos às Unidades Curriculares;
  • Relatório de Unidade Curricular;
  • Relatório síntese sobre o Inquérito ao trabalho final de Mestrado;
  • Relatório síntese sobre o Inquérito anual aos recém-graduados do Ciclo de Estudos;
  • Relatório de Ciclo de Estudos;
  • Relatório de auditoria pedagógica à Unidade Curricular;
  • Relatório de oferta e eficácia formativa de Unidade Orgânica;
  • Relatório de oferta e eficácia formativa do IPB;
  • Observatório de empregabilidade;
  • Relatório anual de Monitorização de Ações de Melhoria de Ensino/Aprendizagem;
  • Relatório anual Boas Práticas de Ensino/Aprendizagem a divulgar pela Comunidade Académica.
  • N.º alunos inscritos;
  • N.º de novos alunos;
  • N.º de diplomados;
  • Taxa de abandono;
  • Survival Rate;
  • N.º e Taxa de estudantes internacionais;
  • Time to degree;
  • Grau de empregabilidade;
  • Taxa de estudantes beneficiários de bolsa social;
  • Total de apoio social atribuído e representação da dotação do Orçamento de Estado;
  • N.º de Auditorias Pedagógicas às Unidades Curriculares;
  • N.º de ações de melhoria Ensino/Aprendizagem implementadas.